top of page

IMPLANTES DENTÁRIOS | REABILITAÇÕES
 

Dr. Luís Gustavo
CRO SP 62530

LuisGustavo.webp

As reabilitações bucais têm a função de permitir que o paciente que perdeu um ou mais dentes - ou mesmo todos - retome toda sua qualidade de vida com próteses dentárias ou implantes. Qualidade de vida, nesse contexto, significa mastigação e fala com comodidade, facilidade e firmeza.

 

As próteses dentárias podem substituir um ou mais dentes naturais que foram removidos ou perdidos por alguma razão. Além de facilitar o ato da alimentação e fala, implantes e próteses trazem de volta a aparência natural da boca, do sorriso e também trazem melhorias na respiração.

Embora próteses dentárias sejam soluções já conhecidas por boa parte dos pacientes, é natural que quem perdeu dentes tenha dúvidas sobre os tipos de próteses ou implantes que pode usar. Conheça alguns detalhes abaixo, mas lembre-se que a indicação do melhor tratamento, a manutenção ou a substituição de uma prótese depende da avaliação do dentista. Sua consulta em uma clínica de confiança é fundamental.


Soluções para os dentes que faltam

Próteses

A princípio, os tipos de próteses dentárias são divididos em dois grupos: as próteses removíveis e as fixas. Os nomes são autoexplicativos. No caso da opção removível, o paciente pode retirar a peça. Já as próteses fixas são “parafusadas” ou encaixadas junto a pinos de titânio implantados ou dentes naturais conservados pela pessoa. Tanto as próteses removíveis quanto as fixas podem ser confeccionadas em dois modelos: parciais ou totais. Isso significa que podem substituir apenas os dentes faltantes ou então um grupo completo de dentes da parte superior, inferior ou mesmo ambas.

Prótese removível – São aquelas que o paciente pode facilmente retirar para higienizar, dormir e em outros momentos que desejar.

Prótese total removível – A prótese total, conhecida como “dentadura”, é utilizada nos casos em que o paciente sofreu uma perda de todos os dentes e repõe todos de uma vez. Nestes casos, pode ser confeccionada uma estrutura móvel formada por dentes de resina ou porcelana, seguindo o tamanho, o formato e a cor dos dentes naturais do paciente.

Prótese parcial removível – São os modelos que cobrem uma porção menor da boca, substituindo os espaços vazios deixados pelos dentes que foram perdidos. A utilização dessa prótese normalmente é indicada quando o paciente possui um número razoável de dentes naturais em boas condições. Para instalar a prótese, é comum que sejam utilizados grampos ou outros conectores que prendem a peça aos dentes naturais (que funcionam como apoio) e trazem mais segurança ao falar e comer, além de garantir um ótimo resultado estético. Estas próteses podem ser confeccionadas sobre uma armação metálica, em resina acrílica ou com estrutura vulcanizada flexível - mais estética por não mostrar nenhum tipo de metal.

Prótese fixa – Instalada diretamente os dentes naturais remanescentes, que servem como pilares para encaixe, colagem ou cimentação da peça. As próteses fixas podem ser unitárias (coroas), parciais ou totais – cobrindo um, alguns ou todos os dentes faltantes. O espaço vazio é preenchido por dentes artificiais fabricados em laboratório, bastante resistentes, duráveis e com aspecto natural. As próteses adesivas também são um tipo de prótese fixa.


Prótese fixa adesiva – Com avanço das técnicas de reposição de dentes faltantes, as próteses dentárias adesivas surgiram como uma nova opção. Essa alternativa fixa um dente postiço a um outro dente que servirá como pilar (suporte) para manter a prótese bem presa. O adesivo é aplicado na parte de trás dos dentes de apoio. É um procedimento rápido, feito em poucas consultas e muito discreto, sem a necessidade de grande desgaste dos dentes pilares (naturais).

De forma geral, as próteses são duráveis e têm um tempo de vida útil que pode variar de acordo com cada modelo e cada paciente. A durabilidade está muito ligada aos cuidados com a higiene bucal.

Prótese sobre implantes dentários

Os implantes dentários são instalados diretamente sobre os ossos dos maxilares, que recebem e sustentam a prótese de um dente (implante unitário), de vários dentes (múltiplos implantes) ou mesmo de todos os dentes (implante da arcada completa). Os implantes funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes e são recomendados para os casos em que não é possível utilizar uma prótese removível ou quando o paciente não se adapta bem a ela. O resultado estético é excelente, assim como a adaptação e utilização no dia a dia, permitindo a mastigação de todos os tipos de alimentos.


Vale lembrar que, para que seja realizado o implante dentário, é preciso que as condições gerais de saúde do paciente sejam boas e que os ossos mandibulares estejam preservados. Nos casos em que os ossos maxilares não tenham as condições ideais para receber implantes osteointegrados, procedimentos de enxertia (enxertos ósseos) podem ser realizados. Na Odonto Luís Gustavo, estão disponíveis alternativas inovadoras, que buscam estruturas ósseas mais elevadas e que exigem um número menor de implantes: saiba mais sobre o All On Four. (link para módulo sobre All On Four na página inicial)

Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e implantodontia.
Quase 25 anos de experiência e vivência clínica.

Rua Cândido Motta, 259, Centro
Porto Feliz/SP

(15) 3261-1592

WhatsApp (15) 99135-4977

HORÁRIO

 

SEGUNDA A QUINTA-FEIRA
DAS 10:00h - 18:00h

SEXTA-FEIRA

DAS 10:00h - 17:00h

  • Facebook ícone social

© 2023 by Todos os direitos reservados a Odonto Luis Gustavo

bottom of page